RELÓGIO DE PONTO

O Relógio de Ponto é um equipamento utilizado para controlar os horários de trabalho de um empregado numa empresa.

A versão mais tradicional deste dispositivo possui uma abertura na parte superior onde é inserido um cartão de cartolina, intitulado de “cartão de ponto“, onde é impressa/carimbada a data e a hora do momento em que é inserido. Esta tarefa ajuda o departamento de Recursos Humanos a controlar a entrada e saída dos funcionários do seu turno de trabalho.

Nos anos 90 o relógio de ponto foi sendo atualizado, passando a substituir o cartão de cartolina por um cartão de proximidade que, através de magnetismo ou código de barras, adquire dados para ser identificado. A recolha de dados consiste no armazenamento do número do cartão, a data e a hora em que o cartão foi lido. Estes dados são transmitidos para um microcomputador que contém um software apropriado e que gera diversos relatórios.

Dos anos 90 para cá, com a evolução da tecnologia e popularização dos micro componentes, este dispositivo voltou a evoluir, desta vez para recolha de dados utilizando biometria de impressão digital para identificar os utilizadores. Este tipo de recolha de dados garante falsificações de ponto quase inexistentes e a não necessidade de transportar cartões e esquecimentos do mesmo.

No caso de grandes empresas, existe a solução de relógios de ponto híbridos, ou seja, aliam cartão de proximidade e biometria do utilizador. Estes dispositivos híbridos permitem ao funcionário marcar o ponto em qualquer relógio mesmo não estando registado nele, guardando dados tanto no cartão como no software da empresa. Isto permite uma migração mais fácil e rápida de utilizadores entre filiais, funcionários de bancos, etc. Aqui é então comparada a recolha de dados digitais que está armazenada no cartão com os dados digitais apresentados pelo utilizador.

relógio de ponto

Estamos ao seu dispor

Contactar